terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Filtro solar na medida certa!


Para ter uma proteção solar realmente efetiva, é preciso seguir a regra e não economizar na quantidade de produto a ser usado. De acordo com o Food and Drug Administration (FDA) – órgão americano que fiscaliza alimentos e medicamentos - a dose correta é de 2mg de filtro solar por centímetro quadrado, ou seja, o equivalente a uma colher de chá no rosto e, no corpo, mais ou menos quatro colheres de sopa (duas para o tronco, uma para as pernas e outra para os braços). No caso de produtos em spray, é só calcular duas borrifadas a cada espaço medido por um palmo. 
E, lembre-se de evitar a exposição solar das12 às 16 horas!

Cuidados com a pele jovem, adulta e madura


Confira algumas dicas para cuidar da sua pele:

Pele Jovem - É aquela que não apresenta flacidez, rugas, poros dilatados ou manchas. Os cuidados necessários são apenas de limpeza diária, hidratação, proteção solar e limpeza de pele. A pele jovem não tem sinais de envelhecimento, mas pode haver excesso de oleosidade e/ou acne.

Pele Adulta - Geralmente a partir dos 30 anos podem surgir manchas e rugas. Nesta fase estão indicadas limpeza diária, hidratação, filtro solar, ácido retinóico, vitamina C e outros cremes anti-idade. Os procedimentos como limpeza de pele, peeling superficial, laser, preenchimento e toxina botulínica costumam oferecer excelentes resultados.

Pele Madura - No período do climatério, quando há redução dos hormônios, é necessária hidratação mais intensa, manutenção com ácidos retinóico e glicólico, limpeza com agentes sem sabão, filtro solar, vitaminas e cremes anti-idade. Os procedimentos como peelings médio e profundo, laser, preenchimento, toxina botulínica e luz intensa pulsada geralmente oferecem bons resultados.

Uma pele saudável e bonita faz toda a diferença!

5 razões para você consultar um dermatologista

1) Você tem um alto risco individual de desenvolver câncer de pele:
    Você tem pele, olhos e cabelos claros;
    Você se queima facilmente e não se bronzeia quando se expõe ao sol;
    Você teve queimadura solar ou se expôs de forma exagerada ao sol na infância e/ou adolescência;
    Você tem história familiar de melanoma ou outro câncer de pele;  
    Você tem muitos sinais no corpo;
      2) Você observou uma lesão suspeita na pele;
      3) Você notou um sinal que cresceu rapidamente e mudou seu aspecto em poucas semanas;
      4) Você nunca se consultou com um dermatologista para uma avaliação preventiva;
      5) Você nunca se consultou com um dermatologista na sua vida, mas é considerado como de alto risco para desenvolver um câncer de pele de acordo com método do ABCD
        Em caso de lesão suspeita procure o seu dermatologista. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura do câncer de pele!

Estrias: da formação ao tratamento

As estrias atingem 60% das mulheres e costumam surgir principalmente na adolescência e na gravidez, com pico entre 14 e 20 anos. As áreas em que elas surgem com mais freqüência são: nádegas, abdômen e seios.
A formação da estrias pode ser facilmente entendida se imaginarmos um elástico muito esticado, que quando volta ao seu tamanho natural, apresenta-se não mais liso, mas sim repleto de ondulações. O mesmo ocorre com nossa pele. Se ela esticar demais, seja devido ao crescimento, à gravidez ou ao aumento de peso, as fibras elásticas localizadas na pele rompem-se e formam um "corte", como se fosse uma ruptura do elástico. 
Para evitar o surgimento das estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso ou aumento de peso. Deve-se beber pelo menos 8 copos de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente.
As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Este, visa melhorar o aspecto estético estimulando a formação do colágeno. Para isso, várias técnicas podem ser empregadas, entre elas: peelings, subcisão, dermoabrasão, intradermoterapia e laser de CO2 fracionado. O ideal é que as estrias sejam tratadas no início, quando ainda estão vermelhas, pois os resultados são melhores.