quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Melasma em homens altera significativamente sua qualidade de vida

O melasma acomete principalmente as mulheres. Caracteriza-se por manchas acastanhadas que acometem as regiões expostas ao Sol, com maior predileção pela face.

Um artigo publicado em 2009 no International Journal of Dermatology revela que o melasma é frequente nos homens latinos e que a presença desta dermatose impactou negativamente na qualidade de vida de seus portadores. O estudo também revela que atividades relacionadas à exposição solar aumentam a quantidade de casos de melasma, como é de se esperar,

O melasma em homens é uma realidade negligenciada. Os homens muitas vezes não se sentem a vontade de reclamar sobre o problema ou o considera como de menor importância, de cunho puramente estético. Por outro lado os profissionais de saúde tendem a minimizar o quadro por interpretar que os homens "não ligam". Este comportamento, tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes, sofre influência da mentalidade, ainda machista, que rege diversos aspectos do comportamento em sociedade. O artigo além de identificar o problema do melasma nos homens, revela que este apresenta real impacto na qualidade de vida do indivíduo.

Não se conhece o impacto do melasma em homens no Brasil, e muito menos a sua distribuição regional. É provável que seja um problema maior nas cidades do Norte e Nordeste, mas estudos precisariam ser realizados.

Independente da distribuição regional, devemos mudar a forma como encaramos esta dermatose e devemos trata-la da maneira como ela merece. Os pacientes, por sua vez, não devem minimizar o problema e nem inferir que o dermatologista irá "achar que esta mancha é uma bobagem".

E lembrem-se: usem protetor solar regularmente!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Queimadura por líquidos em crianças - cuidado com o microondas

A queimadura por líquidos é a principal causa de queimaduras graves em crianças. As principais causas deste tipo de queimadura são:
  • Criança derramar propositalmente o líquido sobre ela;
  • Queimadura intensional causada por terceiros;
  • Por curiosidade, ao tentar "escalar" o fogão ou pia;
  • Acidentalmente ao se carregar a criança no colo, com líquido quente;
  • Quando a criança retira substância aquecida do microondas.
A grande maioria dos casos de queimadura por líquidos em crianças decorre de abuso e/ou negligência. Com o uso cotidiano do microondas, inclusive pelas classe C e D, está subindo o número de casos deste tipo de queimadura relacionado ao aquecimento de substâncias com o microondas. Em estatística publicada na Pediatrics de outubro de 2008, esta modalidade de queimadura corresponde a quarta causa de queimadura por líquidos.

Cuidem de suas crianças e evitem acidentes!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Hemangioma da infância - o que fazer?

O hemangioma da infância é uma lesão que se origina das paredes dos vasos sanguíneos. Os pais (principalmente as mães) via de regra ficam preocupados e incomodados com a lesão. Fonte de estresse adicional é que o crescimento da lesão geralmente é percebido. E dessa forma os pais consultam pediatras e dermatologistas regularmente. Estes profissionais ao identificarem o hemangioma orientam os pais a observar! Porque?

A história natural dos hemangiomas é bem conhecida e sabe-se que a lesão possui três fases distintas. A primeira é a fase proliferativa (a de crescimento) que dura, em média, de 5 a 6 meses. As outras fases são a de estabilização e a de involução. Esta geralmente é lenta e gradual ao longo de anos.

Com o conhecimento da história natural dos hemangiomas, ficam as seguintes perguntas: todos os hemangiomas se comportam da mesma forma? O crescimento obedece sempre o mesmo padrão? Existe algum risco para a criança? Se há risco, existe tratamento?
A principal resposta para estas perguntas é: apesar de realmente existir um padrão comportamental dos hemangiomas da infância, existem exceções que podem levar risco para a criança, mas opções terapêuticas eficazes encontram-se disponíveis.

De forma geral devemos acompanhar mais de perto os casos de hemangiomas próximos de orifícios naturais e olhos (pelo risco obstrução), casos com grande componente profundo (de aspecto roxo), lesão que ulcera (pelo risco de infecção) e casos segmentares (compromete uma região do corpo), principalmente se o segmento comprometido estiver localizado no pescoço e face.
O dermatologista e o pediatra devem trabalhar em equipe e os pais devem ter fácil acesso aos profissionais para tirar as dúvidas quantas vezes forem necessárias.