quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Melasma em homens altera significativamente sua qualidade de vida

O melasma acomete principalmente as mulheres. Caracteriza-se por manchas acastanhadas que acometem as regiões expostas ao Sol, com maior predileção pela face.

Um artigo publicado em 2009 no International Journal of Dermatology revela que o melasma é frequente nos homens latinos e que a presença desta dermatose impactou negativamente na qualidade de vida de seus portadores. O estudo também revela que atividades relacionadas à exposição solar aumentam a quantidade de casos de melasma, como é de se esperar,

O melasma em homens é uma realidade negligenciada. Os homens muitas vezes não se sentem a vontade de reclamar sobre o problema ou o considera como de menor importância, de cunho puramente estético. Por outro lado os profissionais de saúde tendem a minimizar o quadro por interpretar que os homens "não ligam". Este comportamento, tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes, sofre influência da mentalidade, ainda machista, que rege diversos aspectos do comportamento em sociedade. O artigo além de identificar o problema do melasma nos homens, revela que este apresenta real impacto na qualidade de vida do indivíduo.

Não se conhece o impacto do melasma em homens no Brasil, e muito menos a sua distribuição regional. É provável que seja um problema maior nas cidades do Norte e Nordeste, mas estudos precisariam ser realizados.

Independente da distribuição regional, devemos mudar a forma como encaramos esta dermatose e devemos trata-la da maneira como ela merece. Os pacientes, por sua vez, não devem minimizar o problema e nem inferir que o dermatologista irá "achar que esta mancha é uma bobagem".

E lembrem-se: usem protetor solar regularmente!

Um comentário:

  1. Tenho 60% da pela do rosto coberta por melasma. Começou com pequenas manchas marrons (castanho-escuras) em alguns pontos do rosto. Sempre uso bloqueadores fator 30. Raras vezes eu esqueço de passar/repassar protetores solares, mas já aconteceu. Mesmo em dias nublados não descuido.
    O que fez piorar, e muito, são peelings químicos que fiz em clínicas de dermatologia, portanto com profissionais qualificados para isso. Meu rosto é totalmente deformado pelo melasma e não tenho dinheiro para buscar outros tratamentos. O que posso fazer é usar bonés, chapéus e evitar o máximo o sol em todos os dias de todas as estações e em todos os horários, o que é praticamente impossível.
    Resta conviver com as pessoas olhando para mim e pensando que aquilo é uma queimadura de não sei que grau, tamanha a coisa horrível que se tornou. Isso me entristesse e faz com que eu nem queira sair em fotos, filmagens ou aparecer em lugares de destaque.
    Homem não é tão neurótico como mulher para beleza estética, mas sofre também com isso.
    Para minha maior infelicidade essa doença é sempre relacionada com mulher, com gravizez. Não encontro artigos a respeito dela em homens. Parece que sou uma exceção.
    É triste, mas muito triste mesmo!!!

    ResponderExcluir