sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Preenchimento - boa opção terapêutica para o tratamento da lipoatrofia

A lipoatrofia é a perda de gordura localizada que se caracteriza por diminuição do volume subcutâneo. Tem como principais causas o envelhecimento, atividades físicas intensas e o tratamento para o HIV.

A lipoatrofia, principalmente quando afeta o rosto, pode impactar diretamente na auto-estima do indivíduo e comprometer a sua vida social e o seu psicológico.

O tratamento da lipoatrofia consiste na reposição volumétrica da área acometida. Esta reposição pode ser feita com recuperação da auto-estima e da vida social do paciente.

A escolha do tratamento varia com a intensidade da lipoatrofia, a sua localização, idade, presença de co-morbidades (presença de doenças), além da expectativa criada pelo paciente. Exemplos de algumas substâncias utilizadas são: ácido hialurionico, ácido póli-l-lático, polimetilmetacrilato. Em casos selecionados a própria gordura do indivíduo, coletada de outra região (onde há excesso), pode ser utilizada.

Em caso de dúvidas procurem o seu dermatologista.





quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Psoríase - fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes

A psoríase é uma dermatose inflamatória de evolução crônica que afeta aproximadamente 2% da população mundial. Inicialmente acreditou-se que era uma uma doença exclusiva da pele somente com impacto na estética e no psicológico.

Posteiormente estudos apontaram associação entre a psoríase e doenças cardiovasculares. Como os portadores de psoríase, em geral, são pessoas mais estressadas, ansiosas e de ritmo mais acelerado, além de fumarem e beberem mais que a média, a associação com doença cardiovascular foi, num primeiro momento, considerada espúria.

Porém, os pacientes com psoríase ativa encontram-se em um estado "inflamatório" constante por ação contínua do sistema imune e também dos queratinócitos (célula da epiderme) da pele afetada. Este estado inflamatório constante, hoje, é considerado fator de risco importante para doenças cardiovasculares.

Um artigo publicado na British Journal em 2008 aponta que portadores de psoríase também possuem risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus, principalmente os pacientes com quadros mais graves.

Com os novos conhecimentos, não mais podemos aceitar que a psorísase seja considerada uma doença de cunho estético que afeta somente os estressados. Devemos lembrar que a psoríase é um fator de risco importante para doenças cardiometabólicas e deve ser tratada de forma adequada por dermatologistas treinados.

Tratem de sua psoríase e não desanimem

Abraços


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Nem todas as manchas brancas são vitiligo

Olá! Esta é a primeira postagem do Francesconi Dermatologia!


Leucodermia química por produtos de limpeza


O vitiligo é caracterizado por manchas branca "leite" que afetam a pele. Preocupa a todos, principalmente as pessoas com tons de pele mais escuros. Cabe ressaltar, porém, que nem sempre estas manchas são causadas pelo vitiligo. O artigo publicado na British Journal of Dermatology em janeiro de 2009 aponta as principais substâncias que podem causar leucodermia química: tintura para cabelos, desodorantes e perfumes, detergentes e produtos de limpeza e adesivos para decoração corporal.


Tenha cuidado com o uso destas substâncias!


Cuide bem da sua pele!