terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Exame das unhas - sua importância nos idosos

A unha é uma estrutura queratinizada que tem como função primordial a defesa. Mas, ao longo dos séculos, passou também a apresentar uma função social importante. Do ponto de vista dermatológico, a unha pode revelar o estado de saúde, o estado nutricional, a personalidade do indivíduo, sua profissão e, ainda, refletir alguma doença interna.


Nos idosos, o exame das unhas pode revelar as alterações médicas que ocorreram nos últimos 6 meses - que corresponde ao tempo médio de crescimento em pessoas com mais de 60 anos. O formato, a cor, a lúnula, a superfície, a pele em torno e a diferença entre as unhas são avaliados pelo dermatologista.


É importante sabermos que o exame das unhas pode sugerir que o paciente idoso apresente alguma deficiência de proteínas, anemia, diabetes, doenças da tireóide, algum tipo de reumatismo, doenças do coração, do pulmão, alterações psiquiátricas, dentre outras. Para as pessoas que não estão familiarizadas com o estudo das unhas, chega a ser impressionante como é possível tantas informações em uma área de apenas 10cm2.


O dermatologista é o especialista que estuda e entende as unhas, incluindo tanto as alterações fisiológicas como as alterações patológicas.


Consulte seu dermatologista regularmente!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Alimentação e pele saudável

Uma das estratégias mais eficazes para promover a saúde da pele é nutrir o corpo com uma alimentação saudável e equilibrada. Estudos demonstram que ingerir determinados tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição solar e manter a pele hidratada.

Seguem algumas dicas para a sua dieta:

Frutas e legumes vermelhos – As frutas e os legumes vermelhos apresentam altas taxas de antioxidantes, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Batata-doce e tomate podem ajudar a manter sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária.

Citrinos – Consumir citrinos vai ajudar a manter sua pele hidratada, o que a longo prazo irá prevenir as rugas. Laranja, limão e lima, são ricos em vitamina C.

Folhas verdes – A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular. O espinafre e o brócolis, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A.

Peixe – Peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ômega 3, um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, muito importante para a saúde do corpo. Nosso organismo é incapaz de produzir ômega 3, temos que obtê-lo na alimentação. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente para manter a pele saudável.

Na próxima vez que for às compras, faça uma lista para a sua pele!

Eficácia dos protetores solares

No último dia 04 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) questionou estudo realizado pelo Pro Teste Consumidores, que coloca em dúvida a eficácia de alguns protetores solares.

“A SBD entende que para aferir o Fator de Proteção Solar (FPS) e a resistência a água deve ser utilizado o teste "in vivo" com voluntários humanos, seguindo normas do FDA (Food and Drug Administration) COLIPA (European Cosmetic, Toiletry and Perfumary Association) que são as recomendadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O Pro Teste se utilizou da técnica "in vitro" baseada em leitura espectrofotométrica e com baixa correlação para o estudo "in vivo”.

Por fim, a SBD frisa "a importância da população se proteger do Sol, através do uso de bonés, roupas e filtros solares. O uso adequado de filtro solar continua sendo recomendado para a prevenção do dano solar agudo e crônico, particularmente na prevenção do câncer de pele".

Uso filtro solar regularmente!

Vitamina D e sua importância

A vitamina D é uma substância importante para o fortalecimento dos ossos. Estima-se que haja, no mundo, pelo menos 1 bilhão de pessoas com deficiência ou insuficiência desta importante vitamina. Já se sabe que sua deficiência pode aumentar o risco de fraturas. Mas, o que muitos ainda não sabem é que a diminuição de seus níveis estaria relacionado a uma lista de outras doenças – como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, obesidade, infecções das vias aéreas superiores, síndrome dos ovários policísticos, dentre outras.

Há estudos que apontam que a vitamina D pode nos proteger contra alguns tipos de cânceres, como p.ex mama, reto, ovário, próstata, estômago, bexiga, esôfago, rim, pulmão, pâncreas, útero, linfoma não Hodgkin e mieloma múltiplo. Porém, estes estudos são observacionais, ou seja, não são capazes de provar essa relação, mas são sim capazes de estabelecer um nexo (podendo ou não ser comprovado no futuro).

O ser humano obtém a vitamina D tanto pela exposição solar (principal fonte) como pela alimentação – óleos de peixe, Salmão, sardinha, alimentos fortificados e suplementos. São necessários de 5 a 30 minutos de exposição solar (braços e pernas) duas vezes por semana, dependendo da área geográfica e da estação do ano, para a obtenção dos níveis necessários desta vitamina.

Como a exposição solar é a principal fonte produtora de vitamina D e a principal causadora do câncer de pele, como devemos proceder? Devemos aumentar o risco de desenvolver câncer de pele com a desculpa de que podemos nos proteger de outros cânceres? O que se sabe é que não se pode justificar nenhuma exposição solar para normalizar os níveis de vitamina D no sangue, e que as medidas de fotoproteção devem permanecer. É possível saber qual é o nível sanguíneo de vitamina D e em caso de suplementação, o custo é relativamente baixo.

Saiba como se proteger do Sol e escolha alimentos ricos em vitamina D. Em caso de dúvida, consulte seu dermatologista para avaliar a necessidade de suplementação vitamínica.