sábado, 26 de dezembro de 2009

Risco de Câncer de Pele nos Transplantados de Coração

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum dentre todos os cânceres. Os principais fatores de risco desencadeantes são os raios ultravioleta - provenientes do Sol. Outro fator de risco importante é a imunossupressão que ocorre em pacientes transplantados. Com a evolução da medicina, existe cada vez mais pacientes transplantados que apresentam uma taxa de sobrevida longa. Desta forma, o risco de surgimento de câncer de pele ao longo dos anos se torna cada vez maior.

Dentre todos os transplantes de órgãos sólidos, o de rim é o mais realizado no Brasil. Nesta população, o risco de câncer de pele pode estar aumentado em até 250x. Por conta disto, o sistema de vigilância deve ser constante.

Já os transplantes de coração são realizados em poucos centros no Brasil. Mas, importante revisão de prontuários de 312 pacientes transplantados de coração demonstrou que o risco de desenvolvimento de câncer de pele nesta população pode ser 2x maior quando comparada com os pacientes que foram submetidos ao transplante renal.

Este estudo reforça a necessidade de se orientar um paciente que foi submetido a um transplante e encontra-se em uso de medicações imunossupressoras. Além das medidas de precauções básicas - como o uso de fotoprotetores, de roupas adequadas e evitar exposição solar, principalmente nos horários de pico, a visita a um dermatologista deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano.

Use filtro solar regularmente!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Preenchimento corporal

Macrolane® é o primeiro preenchedor corporal å base de ácido hialunônico. É um produto inovador, que tem como principal indicação a correção de irregularidades da superfície da pele, como as causadas por lipoaspiração, cicatrizes cirúrgicas e celulite – com resultado natural.

O procedimento é realizado no consultório dermatológico, através da aplicação da substância na derme, com anestesia local. Dura cerca de 30 a 90 minutos, dependendo do local e da quantidade do produto a ser aplicado. O paciente ficará afastado das atividades diárias por um curto período de tempo, devendo evitar exercícios físicos intensos ou qualquer outra atividade que possa exercer pressão na área tratada.

Os resultados são comprovados imediatamente e têm duração de 1 ano. Neste intervalo de tempo, o produto irá estimular a produção de colágeno no local do tratamento, levando a uma melhora na aparência do efeito corrigido – mesmo após a absorção completa do produto.

Bromidrose plantar

Bromidrose plantar (chulé)

Bromidrose ou chulé é afecção causada pela decomposição bacteriana das glândulas que produzem o suor. Pessoas com transpiração excessiva(hiperidrose) nos pés e falta de higiene são mais predispostas ao problema.


O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes, obesidade e eczemas. O tratamento, geralmente, visa controlar a hiperidrose nos pés - através do uso de anti-transpirantes, aplicação detoxina botulínica e, em casos mais graves, cirurgia. Antissépticos locais também pode ajudar.

Se você tem esse problema, consulte um dermatologista!

Vitiligo

O vitiligo é uma doença que altera a coloração da pele e/ou das membranas mucosas, com grande impacto psicossocial para o indivíduo afetado. Caracteriza-se por manchas de coloração branca, por destruição seletiva dos melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento responsável pela coloração da pele. Estima-se que até 2% da população mundial seja afetada por esta doença.


De gênese complexa, o vitiligo está relacionado a fatores genéticos e não genéticos. Apesar de, atualmente, ainda não ser possível apontar uma causa precisa para esta importante dermatose, sabe-se que existe grande influencia do “estado psicológico” tanto para o surgimento como para progressão e manutenção da doença.


Não existe um só tratamento que produza boa resposta em todos os casos de vitiligo. Por isso, o tratamento do vitiligo deve ser individualizado. Para a escolha da terapia, são considerados a extensão da doença, distribuição, taxa de progressão e tempo de doença. De forma geral os tratamentos são divididos em tópicos (de aplicação local), sistêmicos (uso de medicação oral), que podem ser complementados com fototerapia. Esta modalidade terapêutica também pode ser realizada de forma isolada. Para alguns casos existe a opção de tratamento cirúrgico. Psicoterapia pode ser fundamental no auxílio à resposta terapêutica de casos selecionados.


Procure um dermatologista e não desanime jamais!