segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Queilite e pasta de dente

Queilite significa inflamação dos lábios ou do vermelhão da boca. É causa importante de desconforto. O principal sintomas é o ressecamento labial com ou sem fissuras (rachaduras). Dor e vermelhidão podem estar presentes nos quadros mais intensos.


São muitas as causas de queilite, mas os processos alérgicos são considerados os principais causadores desta dermatose. Dentre os potenciais desencadeadores temos os cosméticos (especialmente batons), a pasta de dente (principalmente as coloridas), as medicações, as comidas, os materiais dentários e a própria saliva.


Estudo recente aponta que as pastas de dente podem estar implicada em até 45% dos casos de queilite. Os condimentantes (como canela e hortelã), as fragrâncias e os preservativos são as prinicipais substâncias que causam alergia. Muitas destas não são importantes para a função da pasta de dente, que é a higienização dos dentes e da cavidade oral. Estes são, em muitos casos, utilizados para seduzir o público, com o intuito de aumentar as vendas.


Em caso de queilite procure o seu dermatologista. O exame clínico pode ajudar a diferenciar as possíveis causas e a melhor opção para o tratamento.


Tenha cuidado com os seus lábios e proteja-os do Sol!