sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Vitiligo

O vitiligo é uma doença que altera a coloração da pele e/ou das membranas mucosas, com grande impacto psicossocial para o indivíduo afetado. Caracteriza-se por manchas de coloração branca, por destruição seletiva dos melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento responsável pela coloração da pele. Estima-se que até 2% da população mundial seja afetada por esta doença.


De gênese complexa, o vitiligo está relacionado a fatores genéticos e não genéticos. Apesar de, atualmente, ainda não ser possível apontar uma causa precisa para esta importante dermatose, sabe-se que existe grande influencia do “estado psicológico” tanto para o surgimento como para progressão e manutenção da doença.


Não existe um só tratamento que produza boa resposta em todos os casos de vitiligo. Por isso, o tratamento do vitiligo deve ser individualizado. Para a escolha da terapia, são considerados a extensão da doença, distribuição, taxa de progressão e tempo de doença. De forma geral os tratamentos são divididos em tópicos (de aplicação local), sistêmicos (uso de medicação oral), que podem ser complementados com fototerapia. Esta modalidade terapêutica também pode ser realizada de forma isolada. Para alguns casos existe a opção de tratamento cirúrgico. Psicoterapia pode ser fundamental no auxílio à resposta terapêutica de casos selecionados.


Procure um dermatologista e não desanime jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário