terça-feira, 4 de agosto de 2009

Os "3R's" do Rejuvenescimento Facial

O rejuvenescimento facial é o ato de prevenir ou tratar o envelhecimento da face. Este é um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele, pela queda dos tecidos, músculos e gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea.

Seguindo a tendência mundial de tratamento global da face, um dermatologista norte-americano criou os 3R’s do rejuvenescimento facial, que resume perfeitamente as necessidades da pele envelhecida. São eles:

Renovar a pele

Renovar a pele significa tratar as manchas que se formam ao longo dos anos (principalmente pela exposição solar), atenuar as rugas mais superficiais e recuperar a maciez e o brilho do rosto. As técnicas mais indicadas são os peelings químicos, de Cristal e os lasers.

Relaxar os músculos

As rugas dinâmicas ou rugas de expressão se formam pela ação dos músculos durante a mímica facial. A toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox®) é o tratamento mais eficaz, pois atua relaxando a musculatura desejada, suavisando as rugas já existentes e prevenindo a formação de novas rugas.

Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais

Como conseqüência do envelhecimento, ocorre a degradação do ácido hialurônico natural da pele. Desta forma, o rosto perde volume e contorno. Surgem as rugas estáticas e os sulcos se tornam mais profundos. Os procedimentos recomendados neste caso são: o preenchimento com ácido hialurônico, que repõe volume perdido e preenche os sulcos, e a estimulção do colágeno (proteína que constitui os tecidos de sustentação da pele) com o ácido-l-polilático (Sculptra®), que remodela a face.

Um rosto jovem não é apenas aquele livre de rugas, mas com volume, contornos bem definidos, luminosidade e uniformidade. Portanto, o rejuvenescimento facial deve ser tridimencional e considerar o tratamento do rosto em sua totalidade. O resultado será um rejuvenescimento com equilíbrio, naturalidade e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário