terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dicas para manter a pele jovem e saudável

  • Uso regular do protetor solar: o uso de um protetor solar deve entrar nos hábitos diários o mais precoce possível. Para o dia-a-dia um fator de proteção 15 é suficiente, desde que não se tenha doenças cutâneas agravadas pelo Sol. Idealmente, o protetor deve ser aplicada 30 minutos antes de sair e reaplicado a cada 2 horas. A escolha do protetor envolve diversos fatores, e o mercado dispõe de várias apresentações: gel, loção, creme, fluido, tipo base – o veículo deve atender às necessidades individuais de cada tipo de pele.

Lembre-se: para uma exposição solar mais prolongada use fator de proteção solar acima de 15 (que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição), chapéus e óculos de Sol com fator de proteção solar e evite os horários de maior incidência dos raios UV (10 às 16h).

  • Hidratação da pele: o ressecamento da pele é um dos primeiros sinais do envelhecimento cutâneo. Para combater esse ressecamento é muito importante o uso diário de hidratantes e alguns cuidados: evite banhos muito longos e quentes e o uso abusivo de sabonetes e agentes esfoliantes ou buchas. O uso de óleos durante o banho não substitui o uso dos hidratantes e devem ser aplicados antes ou no início do banho para impedir que a pele resseque - tanto a água como o sabonete retiram a gordura natural da pele, que é o nosso melhor hidratante.

O tabagismo é um dos principais fatores relacionados ao envelhecimento, uma vez que promove a liberação de uma grande quantidade de radicais livres – o resultado é uma pele opaca, sem vida e com maior propensão a rugas e flacidez.

  • Manter hábitos saudáveis: a prática de exercícios físicos regulares, uma alimentação saudável e equilibrada, o consumo de pelo menos 1,5 litro de água por dia e a redução do nível de estresse são peças-chave para um bom funcionamento do organismo, que refletirá numa pele mais jovem, bonita e radiante.

Cuide bem da sua pele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário